Artboard 12
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Cadastro de Produtos Similares ou Relacionados

O sistema GESCOR tem uma funcionalidade bastante útil e interessante dentro do cadastro de produtos, que são os chamados Produtos Similares e os Produtos Relacionados:

  • Produtos Similares:  são aqueles produtos que tem a mesma funcionalidade, mas de fabricantes ou marcas diferentes.
  • Produtos Relacionados:  são aqueles produtos que “acompanham” ou que podem ser usados “juntamente” ao produto principal, ou seja, que tem uma Relação com o produto principal.

Para o cadastro dos Produtos Similares e Relacionados, estaremos informando a seguir um passo a passo com os procedimentos para tal.

Inicialmente precisamos entrar no Módulo de Cadastros e selecionar a opção de Produtos.

Ao abrir a tela de produtos, basta acessar o produto desejado e selecionar a opção “F2” ou “Alterar”.

Estando aberta a tela do produto, o usuário deverá entrar na opção “Relacionados” e em seguida deverá clicar em “Incluir”. Isso fará com que se abra uma nova tela chamada de “Produtos Relacionados/Similares”.

Esta tela divididas em duas partes, a tela na parte de cima (relacionados) tem a finalidade de informar produtos que se relacionam com o “L0001” no caso. Por exemplo, o L0001 é um lubrificante de motores a combustão. Ao fazer a troca do óleo lubrificante troca-se o filtro, portanto o filtro de óleo é um produto relacionado.

Para cadastrar os produtos relacionados, basta selecionar a opção incluir e então selecionar os respectivos produtos.

Já a parte de baixo (produtos similares) tem a finalidade de listar todos os produtos que são similares ao respectivo cadastrado, no caso do exemplo L0001. Por exemplo, o L0001 é um óleo lubrificante das mesmas característica do L0002, L0003, L0004, etc. Porém de marcas diferentes.

Para cadastrar os produtos similares, basta selecionar a opção incluir e então selecionar os respectivos produtos.

Para visualização desta funcionalidade na prática, dentro do pedido, estaremos informando a seguir um passo a passo com os procedimentos.

Esta funcionalidade pode ser utilizada no módulo de emissão de orçamento de venda, emissão de pedido de venda e emissão de notas fiscais. Vamos utilizar como o exemplo o pedido de venda, pois os atalhos de teclado são os mesmos.

Observação importante: A função de produtos similares se torna importante ao por exemplo você não possuir o produto solicitado pelo seu cliente, mas ter um similar. Ao lançar o pedido ou o orçamento, o GESCOR avisará que o saldo do item é menor que o volume solicitado pelo pedido, neste caso verifica-se produtos similares para contemplar a necessidade do cliente.

O mesmo serve para produtos relacionados, visto que se um cliente compra como no nosso exemplo óleo lubrificante, ele também poderá comprar o filtro para efetuar a manutenção de seu carro. Desta forma agrega-se mais produtos a venda.

Na tela do pedido, ao chegar no produto, basta selecionar a opção F11 para apresentar os produtos similares.

Ainda estando nesta mesma tela de produtos, o usuário poderá clicar em F10, isso fará com que se abra uma nova tela, com a relação de Produtos Relacionados, como mostra a figura a seguir:

Desta forma se torna bastante funcional a inclusão de pedidos, tanto para substituir um produto faltante, ou mesmo com um valor maior que o cliente deseja pagar por um similar de valor menor, ou mesmo para agregar outros produtos a venda conforme o exemplo abaixo, no qual o cliente solicitou outro produto lubrificante alternativo que é um similar e agregou um filtro de óleo no pedido.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!