Cadastro de Produtos Similares ou Relacionados

O sistema Gescor tem uma funcionalidade bastante útil e interessante dentro do cadastro de produtos, que são os chamados Produtos Similares e os Produtos Relacionados:

  • Produtos Similares:  são aqueles produtos que tem a mesma funcionalidade, mas de fabricantes ou marcas diferentes.
  • Produtos Relacionados:  são aqueles produtos que “acompanham” ou que podem ser usados “juntamente” ao produto principal, ou seja, que tem uma Relação com o produto principal.

Para o cadastro dos Produtos Similares e Relacionados, estaremos informando a seguir um passo-a-passo com os procedimentos para tal.

Inicialmente precisamos entrar no Módulo de Cadastros e selecionar a opção de Produtos.

Ao abrir a tela de produtos, basta acessar o produto desejado e selecionar a opção “F2” ou “Alterar”.

Estando aberta a tela do produto, o usuário deverá entrar na opção “Relacionados” e em seguida deverá clicar em “Incluir”. Isso fará com que se abra uma nova tela chamada de “Produtos Relacionados/Similares”.

Esta tela divididas em duas partes, a tela na parte de cima (relacionados) tem a finalidade de informar produtos que se relacionam com o “L0001” no caso. Por exemplo, o L0001 é um lubrificante de motores a combustão. Ao fazer a troca do óleo lubrificante troca-se o filtro, portanto o filtro de óleo é um produto relacionado.

Para cadastrar os produtos relacionados, basta selecionar a opção incluir e então selecionar os respectivos produtos.

Já a parte de baixo (produtos similares) tem a finalidade de listar todos os produtos que são similares ao respectivo cadastrado, no caso do exemplo L0001. Por exemplo, o L0001 é um óleo lubrificante das mesmas característica do L0002, L0003, L0004, etc. Porém de marcas diferentes.

Para cadastrar os produtos similares, basta selecionar a opção incluir e então selecionar os respectivos produtos.

Para visualização desta funcionalidade na prática, dentro do pedido, estaremos informando a seguir um passo-a-passo com os procedimentos.

Esta funcionalidade pode ser utilizada no módulo de emissão de orçamento de venda, emissão de pedido de venda e emissão de notas fiscais. Vamos utilizar como o exemplo o pedido de venda, pois os atalhos de teclado são os mesmos.

Observação importante: A função de produtos similares se torna importante ao por exemplo você não possuir o produto solicitado pelo seu cliente, mas ter um similar. Ao lançar o pedido ou o orçamento, o Gescor avisará que o saldo do item é menor que o volume solicitado pelo pedido, neste caso verifica-se produtos similares para contemplar a necessidade do cliente.

O mesmo serve para produtos relacionados, visto que se um cliente compra como no nosso exemplo óleo lubrificante, ele também poderá comprar o filtro para efetuar a manutenção de seu carro. Desta forma agrega-se mais produtos a venda.

Na tela do pedido, ao chegar no produto, basta selecionar a opção F11 para apresentar os produtos similares.

Ainda estando nesta mesma tela de produtos, o usuário poderá clicar em F10, isso fará com que se abra uma nova tela, com a relação de Produtos Relacionados, como mostra a figura a seguir:

Desta forma se torna bastante funcional a inclusão de pedidos, tanto para substituir um produto faltante, ou mesmo com um valor maior que o cliente deseja pagar por um similar de valor menor, ou mesmo para agregar outros produtos a venda conforme o exemplo abaixo, no qual o cliente solicitou outro produto lubrificante alternativo que é um similar e agregou um filtro de óleo no pedido.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.