Emissão de CT-e de Substituição

O CT-e de Substituição vem para complementar o “CT-e de Anulação” já emitido. Para emiti-lo as premissas são, possuir um CT-e de Anulação emitido e um registro de desacordo conforme mencionado no manual do Ct-e de Anulação.

Para gerar um Conhecimento de Transportes de Substituição no Gescor é necessário acessar os seguintes menus. Comercial -> Faturamento -> Conhecimento de Frete -> Emitir Conhecimento de Frete.

Ao selecionar a opção indicada acima, será aberta a tela de “Conhecimento de Frete – Lançamentos de Notas Fiscais”.

Nesta tela deverá ser preenchido o dado de chave de nota fiscal que será indicada para o conhecimento de fretes. Ao finalizar a digitação da Chave de NF-e, será aberta uma tela de detalhamento a qual deverá ser preenchida com os dados da nota fiscal.

Ao finalizar o procedimento de preenchimento conforme indicado acima, o Gescor retornará para a primeira tela, onde será necessário preencher o dado de volume e posteriormente marcar o flag “CT-e Substituto” e então selecionar o botão “Ok”.

Ao selecionar a opção “Ok” será aberto uma pequena tela solicitando a existência de uma nota fiscal de anulação de valores. Se a mesma existir, basta preencher a chave da mesma. Caso a mesma não exista, basta selecionar a opção “Não”.

Após os passos indicados acima, será aberta uma nova tela de para referenciar primeiramente o CT-e de anulação. Basta localiza-lo no Gescor e então seleciona-lo.

Ao selecioná-lo, o mesmo será exibido na parte inferior da tela, sendo desta forma possível verificar o número do conhecimento, a série e a chave do documento.

Finalizando este processo, basta selecionar a opção “Ok”.

Imediatamente após será exibida uma nova tela muito similar a indicada acima, porém esta tem a finalidade de associar ao CT-e original que foi emitido incorretamente.

Basta seguir o mesmo processo indicado anteriormente e então conferir os dados que foram levados para a tela inferior.

Ao finalizar o processo de referenciamentos, o Gescor abrirá a tela de emissão de conhecimentos de transporte. Nesta tela basta informar os dados corrigidos tal como a CFOP de transporte (Processo de emissão de um CT-e normal).

Ao finalizar o processo basta selecionar a opção “Ok”. O CT-e estará emitido e aguardando transmissão na respectiva tela.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.