Formação de preço de venda automático

A formação de preço de venda automática é uma ferramenta complexa do GESCOR com a finalidade de calcular o preço de venda levando em consideração uma série de variáveis.

Para acessar a esta ferramenta, é necessário selecionar a cliente para o qual o preço deverá ser configurado na aba produto. Observamos que a necessidade de selecionar o cliente deve-se ao custo de transporte do produto, pois este varia de cliente para cliente devido sua localização.

Vejamos abaixo:

Ao selecionar o cliente e posteriormente a aba produto, deveremos incluir o produto a ser comercializado no cadastro do cliente.

Ao selecionar o botão incluir será aberta uma nova tela. Nesta tela será necessário adicionar o respectivo produto acordado com o cliente, a obra (local de entrega diferente do que consta no cartão CNPJ) caso necessário, a vigência do acordo com data de negociação e vencimento da negociação, as condições de pagamento (caso sejam acordadas), descontos financeiros (caso existam) e trocar a opção “Valor de venda fixo” para “processar valor de venda”.

Ao selecionar a opção “Processar Valor de Venda” serão inclusos novos campos à tela. Estes serão:

Tipo de custo: Contempla a três opções, “Custo Médio Gerencial”, “Custo Médio Controlado” e “Preço de Custo”. O custo médio gerencial é uma opção que o gestor poderá usar para informar manualmente um custo diário (mais recomendado para quando existe um “puxe” extenso de combustível, não atualizando diariamente com compras. O custo médio controlado tem a finalidade de pegar a média do custo como base. O preço de custo, tem por finalidade pegar o último custo do produto.

Custo Fixo: No qual são inseridos os custos fixos da organização para atender ao cliente.

Investimento: Valor em centavos pago por litro para manter um comodato (caso o cliente possua).

Margem: Valor em percentual ou em Reais ($) esperado de margem na venda.

Frete: Refere-se ao valor gasto em frete para executar a entrega no local.

Juros/mês: taxa de juros calculada para o prazo de pagamento acordado.

Após finalizar a configuração da tela, basta selecionar a opção “ok” para confirmar o cadastro.

Vejamos exemplos para embasar a utilização da ferramenta. No caso o cliente Transportadora do Coração LTDA deseje adquirir 5.000 litros de Óleo Diesel S500 com o prazo de pagamento para 30 dias teremos tal comportamento:

Porém ao ver o valor do litro o cliente achou caro e pediu um valor menor. O vendedor informou que o valor menor será possível somente se o cliente pagar em 15 dias.

O valor muda. Isso ocorre pela incidência de taxa de juros por menor tempo.

Portanto, esta é uma ferramenta muito útil já existente no Gescor que poderá auxiliar na formação de preços e concretização de vendas saudáveis.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.