Gestão de Crédito

A plataforma de gestão de crédito do GESCOR foi concebida para auxiliar na gestão e dimensionamento do crédito. Através das ferramentas disponíveis é possível configurar o cadastro de cada cliente ou grupo grupos econômicos para obedecer às regra de crédito pré-estabelecidas.

O ambiente de gestão de crédito pode ser acessado através do cadastro de pessoas.

Com o menu de cadastro de pessoas aberto será necessário consultar o cliente desejado conforme a tela abaixo.

Ao localizar o cliente desejado, deve-se selecionar a tecla “Alterar/F2″. Esta ação abrirá o cadastro do cliente para alteração, e na borda inferior da página será habilitada a tecla ” crédito” conforme a imagem abaixo.

Selecionando a tecla “Crédito”, a janela de gestão de crédito será aberta. Esta janela possibilita configurar o crédito do cliente selecionado.

Esta tela traz uma série de configurações, o que possibilita tratar cada cliente a sua maneira. Desta forma torna-se possível executar analises financeiras mais robustas e detalhadas.

São campos customizáveis os enumerados abaixo:

  1. Classificação de Risco: Este é um campo selecionável. Nele podemos escolher entre 5 opções qual a mais coerente com o cliente.
  2. Grupo Econômico: Neste campo é possível incluir um grupo econômico ao qual o cliente faz parte. Para visualizar o manual referente a configuração do grupo econômico basta clicar aqui.
  3. Valor do limite de crédito: Este é um dos principais campos da Gestão de Crédito. É neste campo de texto que será inserido o valor respectivo ao limite de crédito concedido ao cliente.
  4. Vencimento do Limite de Crédito: Este é um campo dedicado a dar um horizonte de tempo para a validade do crédito do seu cliente. Por exemplo, será neste campo que será determinado o vencimento do período o em que não é necessário reavaliar o limite de crédito do seu cliente caso o volume permaneça similar ao corrente.
  5. Limite em Atraso: Neste campo é possível inserir um valor ao qual o cliente pode ter em atraso não bloqueando novas compras.
  6. Média de atraso dos desmembramentos: Este campo possui um box de seleção para período. Nele é possível averiguar a média de dias que seu cliente atrasou o pagamento dentro do período selecionado.
  7. Atraso máximo desmembramentos permitido: Este campo tem a finalidade de bloquear o faturamento do seu cliente caso ele atrase o pagamento de algum título em mais dias do que o configurado.
  8. Consulta de Crédito: Este campo tem a finalidade de parametrizar a recorrência da consulta de crédito do cliente.
  9. Data da última consulta: Este campo tem a finalidade de registrar a data da última consulta de crédito. O usuário deverá preenche-lo sempre que executar uma consulta de crédito do respectivo clientes.
  10. Box bloqueio de venda: Este box tem a finalidade de trancar a venda de um determinado cliente se ele ultrapassar o período estipulado para compra.
  11. Cobrança: Neste local será cadastrado a opção de cobrança cadastrada para o cliente.
  12. Protestar em X dias: Este campo possui a finalidade de estipular um determinado número de dias para protestar um título caso ele naõ seja pago pelo cliente.
  13. Avalista: Este campo tem a função de registrar um avalista responsável pelas contas do seu cliente caso ele não as honre.
  14. Juros: É neste campo que é cadastrada a taxa de juros “ao mês” cadastrada para o cliente.
  15. Botão “Histórico”: Esta ferramenta tem a finalidade de gerar um gráfico de limite de crédito tomado pelo cliente. este gráfico mostrará o quanto do limite de crédito o cliente já tomou dentro do seu histórico de compras e o andamento do pagamento da dívida tomada.
  16. Memorando: É um quadro com a finalidade de escrita onde poderão ser mencionadas especificidades, negociações ou qualquer informação pertinente ao crédito do cliente.

Segue o gráfico referente ao botão “Histórico” mencionado no item 15.

Com esse gráfico é possível mensurar em que nível de tomada de crédito o cliente já esteve junto a sua empresa e quanto está atualmente. No exemplo acima, o cliente já chegou a ter mais de R$ 950 mil em crédito e hoje está em R$ 838 mil.

Aba documentos:

Ao selecionar a aba documentos, será aberto uma nova tela. Nesta será possível incluir, alterar e excluir informações. No caso, como a necessidade é agregar novas informações a gestão de crédito do cliente, deve-se selecionar a opção “Incluir”.

 Ao selecionar a opção “Incluir” será aberta uma nova tela. Esta já estará com o código do cliente preenchido. Nela constarão as seguintes opções, “Documento”, “Imagem”, “PDF”. No campo próprio para o documento será necessário identificar data de inclusão, tipo de documento, descrição e memorando. Vide a imagem abaixo.

Já na aba imagem, será possível incluir uma imagem respectivo a consulta do Serasa ou qualquer informação que seja pertinente para cobrança caso seja necessário. Por exemplo um bem. Basta selecionar o botão “carregar”.

Também é possível anexar algum arquivo em PDF para embasar ainda mais a consulta. Para tal, basta selecionar a 3ª aba, cujo nome é PDF. O procedimento é o mesmo, selecionar o botão carregar e selecionar o arquivo PDF desejado.

Preenchendo todos os passos identificados neste manual, teremos uma análise financeira completa, proporcionando uma tomada de decisão mais embasada e assertiva.

Lembramos que a utilização destes manuais é de uso exclusivo de clientes SW que utilizam da plataforma GESCOR. Para mais dúvidas dispomos de uma equipe de suporte especializada que poderá prestar auxílio a todas as funcionalidades do GESCOR.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.