Gestão Orçamentária

A gestão de orçamentária é uma ferramenta essencial para qualquer organização, independente do seu tamanho. Como diz o conceito:

É a partir da Gestão Orçamentária que pode-se planejar e monitorar os resultados financeiros do seu negócio.

O planejamento de orçamento nada mais é do que o estabelecimento de metas orçamentárias para o período, seja ele, mensal, trimestral, semestral ou anual. É nele que se quantifica a quantidade de recurso alocada para cada um dos centros de custo dentro de um período.

Este instrumento é essencial, logo que permite visualizar e implementar uma série de melhorias, conforme alguns dos exemplos abaixo:

  • Enxergar o horizonte de quitação de dívidas;
  • Desenvolver um plano de investimentos;
  • Visualizar e controlar as despesas para os períodos futuros;
  • Analisar oportunidades de negócio;
  • Analisar e embasar tomadas de decisão robustas através de indicadores mais precisos;
  • Compreender se há retorno sobre o capital investido e o quanto o negócio está sendo rentável;
  • Entre outras informações.

O orçamento deve ser desenvolvido considerando dados históricos da organização, bem como metas e caixa. O mesmo deve ser criado, revisado e homologado em conjunto com os tomadores de decisão da empresa. Desta forma, todos os interessados terão conhecimento da situação da empresa e do que esperar para o próximo período.

Com a finalidade de prestar assistência na elaboração e acompanhamento deste processo o GESCOR possui uma ferramenta de Gestão Orçamentária completa. Nela poderão ser cadastrados os orçamentos de cada centro de custo, tal como poderá ser feito o acompanhamento do andar do processo.

Para acessa-la basta seguir o manual abaixo:

Procedimento GESCOR:

1. Para acessar ao menu de Gestão Orçamentária e cadastrar um orçamento para o exercício basta seguir o caminho abaixo:

Administrativo-> Gestão Orçamentária-> Exercícios do Orçamento

2. Será aberto uma tela de consulta. Caso não exista nenhum orçamento cadastrado, a mesma estará em branco, tal como a da imagem abaixo. Para iniciar o procedimento de cadastro, basta selecionar o botão “Incluir”.

3. Para inciar o processo de cadastro, lhe será solicitado completar os seguintes dados:

4. Segue abaixo um exemplo preenchido. Após preenchido basta selecionar a opção “OK”

5. Após a finalização do cadastro, o orçamento ficará registrado na tela de consulta de orçamento.

6. Caso seja necessário executar alguma alteração no orçamento, basta selecionar a opção “Alterar” ou mesmo o botão “F2” de seu teclado. Neste caso estaremos alterando a conta 01.1 (Manutenção Industrial). Ao faze-la , lhe será solicitado uma justificativa para tal alteração conforme a tela abaixo.

7. Todas as alterações poderão ser visualizadas no campo respectivo à alterações.

Observamos que a gestão orçamentária foi desenvolvida para aprimorar a gestão financeira em conjunto com o GESCOR. Esta ferramenta de gestão já está disponível para todos os clientes, bastando apenas que este entre em contato com a SW para utiliza-la.

Salientamos que, para a estruturação do modelo, é de suma importância o acompanhamento de um Consultor SW, pois, desta forma os resultados serão sempre potencializados.

Atenciosamente,

Equipe de suporte SW.