O certificado digital é uma identidade eletrônica de pessoas físicas ou jurídicas. Este documento tem a finalidade de possibilitar efetuar a autenticação de documentos para as empresas, garantindo a autenticidade e validade de nota fiscais por exemplo.
Esta identidade virtual também é utilizado para comprovar informações de transações tributárias, logo, na emissão de qualquer nota fiscal pelo CNPJ/CPF ou para o CNPJ/CPF.
Para instalar o certificado digital no Gescor basta seguir o seguinte caminho:
Utilitários->Certificado Digital
Ao selecionar a opção indicada acima, será aberta uma nova tela para selecionar o certificado digital desejado.
Observamos a existência de dois botões distintos.
O primeiro tem a finalidade de apontar a pasta onde o Certificado Digital está salvo, seja no computador do próprio usuário ou na pasta de rede do servidor.
Para utilizar o certificado apontado, basta salvar a pasta de rede e informar a senha do mesmo e então selecionar a opção “Carregar”
O segundo botão tem a finalidade de identificar os certificados digitais já instalados no computador do usuário.
Ao referenciar o certificado digital desejado e carrega-lo no sistema, o mesmo já estará valido para qualquer operação fiscal.
Observação: Quando o certificado digital estiver próximo do vencimento, o mesmo irá apresentar um alerta em ordem decrescente a partir do trigésimo dia antes do vencimento.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte SW.