Lançamento de Notas Fiscais de Prestação de Serviços.

O procedimento usual de lançamento de entradas de notas fiscais no Gescor ocorre a partir do Gerenciador de NF-e’s, porém a unica excessão a regra são as notas fiscais de prestação de serviços.

Como não há um ambiente nacional onde as mesmas são armazenadas, tal como não há o XML para as mesmas, estas tem por obrigatoriedade o lançamento manual.

Apesar de ser um procedimento bastante criterioso, o Gescor já auxilia o usuário na execussão da atividade de forma muito orgânica.

 

Para efetuar o lançamento deste documento, será necessário acessar o seguinte caminho:

Suprimentos->Recebimentos->Lançar Entradas

 

 

 

 

Ao acessar a ferramenta indicada acima, será aberta a tela de lançamento de notas fiscais:

Neste ponto inciaremos o lançamento da entrada da nota fiscal que temos apresentada abaixo.

Inciaremos o processo de lançamento do documento informando o fornecedor, operação de estoques, centro de custos, plano de contas, o número do documento, modelo e série, tal como o prazo de pagamento.

 

Ao finalizarmos o lado esquerdo do cabeçalho, iremos até o campo “Total Serviços” e informaremos o valor total da nota.

 

Ao informar o valor total da nota fiscal selecionaremos então o “enter” de nosso teclado. Neste momento será aberto um campo para segregação dos tributos.

 

Neste campos iremos informar as tributações e seus comportamentos. Vide o exemplo de nossa nota do fornecedor Globomac, teremos todos os impostos retidos na NF e no financeiro, logo, nossa tela ficará da seguinte forma.

Se não houvesse retenção na NF, ou no financeiro, bastaria desmarcar os flags a direita.

Ao finalizar o lançamento do cabeçalho, visualizando os totais nota devidamente, seguiremos para os itens da nota fiscal. Observamos a necessidade de informar que será um “serviço”.

Ao preencher o serviço e selecionar a opção “Enter” será aberto o detalhamento do item no qual novamente informaremos os tributos. A necessidade de informar os tributos novamente ocorre devido a possibilidade de mais serviços na mesma nota fiscal, onde cada item terá sua parcela de retenções.

 

Ao informar o detalhamento no item e selecionar a opção “OK”, será atualizado o valor dos tributos no rodapé dos serviços.

 

Com os valores conferidos, basta selecionar a opção “OK” da tela.

 

 

Após selecionar a opção “Ok” será aberta a tela de lançamento de contas a pagar. Onde será necessário indicar o parcelamento, o centro de custos e o plano de contas de cada uma das retençoes.

 

 

Observamos que para cada uma das retenções será necessário lançar o desmembramento aberto pelo Gescor, tal como o conta a pagar para o fornecedor ao final do processo.

 

 

O lançamento será salvo ao findarem os parcelamentos.

 

Atenciosamente,

 

Equipe de Suporte SW