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Liquidar Contas a Pagar

A ferramenta de Liquidação de Contas tem a finalidade de facilitar a gestão e registrar o processo de liquidação de contas propriamente dito. Usualmente o processo já é feito a partir do encontro de contas ou mesmo pelo DDA, porém para clientes que não usam desta ferramenta é possível registrar manualmente as operações de pagamento feitas nas rotinas financeiras diárias.

Para acessar esta ferramenta, basta localizar a ferramenta “Liquidar Contas a Pagar” existente no menu financeiro.

Financeiro -> Pagamentos/Contas a Pagar -> Liquidar Contas a Pagar

 

Ao acessar a ferramenta indicada acima, será aberta uma tela de lançamento. Nela basta localizar o fornecedor e a respectiva conta, selecioná-la, escolher o recurso onde a conta será liquidada juntamente da data, registrar um histórico e então selecionar o botão “Liquidar”.

Após selecionar o respectivo botão de “Liquidar” a conta constará como paga. Basta consultá-la na tela de contas a pagar na opção “Pagas”.

Para liquidar uma conta de forma parcial, podemos consultar as contas na tela de Contas a Pagar ou Contas a Receber, selecioná-la e clicar em Liquidar.

Após isso, você verá a tela destacada abaixo. Vamos ter alguns campos que podem ser alterados.

Preencha o campo Pagamento parcial, com o valor do pagamento. Nos campos apontados com flechas, você pode fazer acréscimos ou descontos à conta. 

 

É preciso ter uma atenção especial com o campo Total. Este campo não vai mostrar o valor do desconto ou de acréscimos, mas sim o valor que resta a pagar do título. Após isso, confirmar no OK. Uma mensagem dizendo “Você efetuou o pagamento parcial deste título. Será criado um novo título com o saldo restante” irá aparecer na tela.

Obs: Caso o sistema abra uma nova mensagem solicitando a escolha da data de emissão do novo título entre a data do título original, ou a data do dia da liquidação parcial, esta decisão fica a cargo do usuário.

Você deve selecionar se a data da emissão do novo título será a mesma da data de lançamento do título original ou se o título terá nova data de emissão. Definindo isso, uma nova tela irá abrir chamada Parcelamento, onde você conferir o novo título que está sendo criado.

Agora basta confirmar no OK.


Importante ressaltar que o processo detalhado acima funciona tanto para Contas a Pagar como para Contas a Receber.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.

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