Manual de Desconto de Títulos

A operação de desconto de títulos foi concebida para facilitar a operacionalização do processo de adiantamento de valores para fluxo de caixa a partir de títulos que ainda não venceram.          

            Este processo consiste em trocar títulos por adiantamentos de valores respectivos aos documentos. Para tal, usualmente a instituição financeira recolhe um valor percentual em relação ao título e uma taxa de serviço, e caso o cliente para qual o boleto foi faturado não honre suas responsabilidades financeiras, o emitente da duplicata arcará com a despesa.

            Observamos também que no momento que o título for descontado, a instituição bancária se abstém de todo e qualquer controle, pois a gestão dos recursos financeiros é de quem executou a operação de desconto de títulos.

Pré-requisitos

            – Versão 4.19.1.28 ou posterior

            – Banco desconto de títulos cadastrado e marcado como recurso (DT-Desconto de Títulos).

            – Possuir o cadastro de cobrança bancária completo, abordando regras de remessa e retorno, taxas e percentuais respectivos ao procedimento cadastrados.

Procedimento manual:

            Para proceder com o desconto de títulos deve-se primeiramente localizar os documentos que passarão pelo desconto de títulos. Estes deverão ser desmembramentos de origem boleto/duplicata. Segue abaixo o processo descrito:

  1. Acessar o menu financeiro do Gescor, selecionar a opção “Recebimentos/Contas a Receber” e posteriormente a opção “Consultar Contas a Receber”

2. A partir da tela de contas a receber já aberta no Gescor, é necessário classificar a consulta por desmembramento e utilizar o campo “Filtro” localizado no canto superior direito na opção “Títulos não Descontados”. Após classificar a consulta, basta selecionar a opção “Abertos”.

3. Nesta etapa serão apresentados todos os títulos disponíveis para desconto.

4. Para dar sequência no processo, deve-se selecionar os desmembramentos que serão descontados. Caso a necessidade seja descontar múltiplos títulos, basta selecionar os documentos com o botão “CTRL” de seu teclado pressionado.

5. Com todos os títulos selecionados, basta clicar com o botão direito do mouse sobre eles e utilizar a opção nº 4 da tela aberta cujo nome é “descontar Título(s)”.

6. Com esta opção selecionada será apresentada uma tela de confirmação de operação.

7. Para visualizar os títulos descontados, basta modificar a classificação do filtro localizado no canto superior direito para a opção “Títulos Descontados”

8. Após a data de vencimento destes documentos, é necessário liquida-los (desde que conta realmente tenha sido paga. Se algum cliente não pagar o seu título, possivelmente o valor de tal virá descontado no dia seguinte na conta bancária do respectivo banco).

9. Para liquidar os desmembramentos, basta seleciona-los na tela e posteriormente clicar no botão liquidar.

10. É importante considerar que as contas deverão ser conciliadas posteriormente para não ficar nenhuma pendencia de registro.

Procedimento AUTOMATIZADO (via remessa bancária)

O processo de automatização tem a função de abreviar a etapa de retorno dos títulos mencionada na tarefa 9. Quando o retorno bancário é feito, automaticamente os títulos que foram descontados serão mencionados.

Após a real liquidação dos mesmos, basta seguir o processo 9 mencionado na tarefa manual, onde os títulos liquidados serão realmente considerados pagos.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW