Ocorrência 1 – Cadastro de entrada do Bem (Compra)

Realizar a gestão patrimonial de uma empresa de forma eficiente e controlada traz inúmeros ganhos, como otimização de custos, maior controle dos bens e melhora no aproveitamento de instalações e equipamentos. Ela é de extrema importância para o ambiente organizacional, devendo ter destaque na administração da empresa.

Um gerenciamento ineficiente nesse campo pode resultar em acúmulo de materiais dispensáveis, manutenção de itens obsoletos ou defasados e aumento desnecessário do ativo imobilizado ocasionando perda de oportunidades e possíveis complicações com o fisco.

Para evitar estas situações e otimizar a gestão patrimonial no Gescor, foi desenvolvido uma espécie de manual para que se possa entender como este processo funciona e como aperfeiçoá-lo em um empreendimento.

O módulo de patrimônio do Gescor foi desenvolvido para apoiar e facilitar a gestão e utilização dos bens patrimoniais. Ele pode ser acessado seguindo as orientação do documento abaixo.

Processo de cadastro de bem patrimonial (COMPRA):

1- Para iniciar o cadastro de um novo bem patrimonial primeiramente a nota fiscal deverá ser localizada no gerenciado de NF-e e a mesma deve ser lançada. Ao iniciar o laçamento da mesma, será exibida a seguinte tela:

Esta tela informará o código de fornecedor do bem patrimonial. Caso já exista um bem condizente com o código, pode-se seguir diretamente para a etapa 5. Se for necessário cadastrar o bem no Gescor, basta selecionar o campo “Produto” e o botão “F4” do seu teclado.

2- Ao selecionar o botão F4, será exibida a tela de cadastro de produtos. Nesta basta selecionar o botão “F7” de seu teclado para iniciar o cadastro do bem.

3- Quando a tela de produtos for exibida, será necessário executar um preenchimento dos dados do veículo e o código gescor escolhido. Observamos que é importante utilizar códigos padronizados, a fim de facilitar o processo de futuros cadastros e também tornar a utilização do programa mais intuitiva. Após finalizar o cadastro basta selecionar o botão “OK”.

Observamos que os campos vermelhos são de preenchimento obrigatório, e que é imprescindível a marcação do bem como “Patrimônio no campo de opções”.

4- O novo produto cadastrado será exibido na tela de produtos.

5- Nesta etapa, basta selecionar o bem que será incluído e posteriormente clicar no botão “OK”.

6- Nesta etapa será necessário informar a operação a ser utilizada e posteriormente seguir até o valor unitário do produto. Ao selecionar a tecla “enter” de seu teclado, será aberta a tela de detalhamento tributário.

Após configurar a tela aberta, basta selecionar o botão ok.

7- Após a tela de detalhamento, a tela de Gerenciamento de bens Patrimoniais será aberta. Estes campos possuem a função de associar o bem patrimonial ao código de produto. Para associar ao produto, basta selecionar o botão “Incluir”. Também observamos que, quanto maior o número de quantidades do item, mais inclusões precisarão ser feitas. Por exemplo, compra de 5 quantidades de itens IGUAIS, serão necessários 5 inclusões de bem.

8- Para incluir o novo bem, basta preencher as devidas informações na tela abaixo

9- Observamos que, se for cadastrado um veículo, também é importante completar a aba cujo nome é “Veículo”.

Com o preenchimento das informações do bem finalizadas, basta selecionar a opção “OK”

10- Será exibida novamente a tela de gerenciamento de bens, porém nesta fase, os patrimônios já estarão registrados.

Se a nota fiscal possuir mais de um item, ó processo se repetira da mesma forma. No nosso exemplo, temos a cimitarra, portanto.

Após conferência das informação basta selecionar a opção fechar e posteriormente na tela de produtos a opção “OK”

11- Após este procedimento, será gerado um registro de movimentação.

12- O bem poderá ser visualizado na tela de bens patrimoniais que se encontra no caminho:

Patrimonial -> Cadastro de Bens

Para movimentar o bem para clientes na opção de comodato, basta seguir o manual manual abaixo:

http://ajuda.gescor.com.br/knowledgebase/movimentacao-de-bem-ocorrencia-de-nota-de-remessa-para-cliente/

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.