Ocorrência 2 – Nota de Remessa para Cliente (COMODATO)

A emissão de notas fiscais de remessa em comodato é uma rotina bastante utilizada, principalmente no ramo de TRR’s. A partir destas notas, registram-se movimentações de itens e produtos no regime empréstimo para melhor atender ao cliente.

Notas fiscais de remessa em comodato tem um processo de emissão bastante simples, porém para isso, é muito importante possuir todos os dados prontos afim de evitar erros de registro.

Antes de iniciar o processo da emissão da nota fiscal, sugerimos a coleta de informações, tais como, código do patrimônio, CFOP que será utilizada (caso não saiba, é importante verificar com sua contabilidade), quantidades, local de entrega, cliente transportador. Em posso destas informações, basta seguir os passos indicados abaixo:

Menu:

  1. Comercial
  2. Faturamento
  3. Nota Fiscal
  4. Emitir Nota Fiscal

Ao selecionar a opção emitir nota fiscal, será aberta uma nova tela. Nela será necessário preencher todas as informações sinalizadas em vermelho.

Ao finalizar o cadastro do item que será enviado em comodato, automaticamente será aberta uma pequena tela solicitando o registro da movimentação no banco de dados do sistema, nesta deve-se selecionar a opção “OK”.

Ao selecionar o Ok, será aberta uma nova tela na qual pode-se indicar a movimentação do item em comodato. Deve-se selecionar a opção “incluir” para iniciar o processo.

Após será aberta a tela de movimentação. Nesta tela, deve-se indicar o destino do item. Observamos que se preenche o campo “cliente” ou “local”, portanto, os dois campos não podem ser preenchidos.

Após confirmar os dados, seleciona-se “OK”. A movimentação estará registrada, a janela aberta posteriormente irá confirmar a movimentação, portanto basta fecha-la.

Com a movimentação finalizada, basta clicar em “Fechar” . Novamente na tela de emissão de NF-e, seleciona-se a opção “OK”. Preenche-se então a especificação de volumes e posteriormente seleciona-se “Ok”.

Será aberta uma nova tela informativa, “o preenchimento dela não é obrigatório”. Seleciona-se o botão “OK”, e na sequência surgirá uma tela de

Finalizando o procedimento com o botão “OK” a nota já estará disponível para transmissão na tela de consulta a nota fiscal.

Observamos que o mesmo procedimento deverá ser feito para notas fiscais de retorno de comodato, porém apenas invertendo a ordem de cliente e fornecedor.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW

Para tratar das possíveis rejeições, acessar o menu abaixo:

http://ajuda.gescor.com.br/knowledgebase_category/rejeicoes-de-nota-fiscal/