5. Notas Fiscais de Devolução

A emissão de notas fiscais de devolução é uma rotina não muito recorrente, mas que costuma causar dúvidas nos usuários. Para isso o Gescor adicionou à suas rotinas uma forma de facilitar o procedimento de forma rápida e conveniente. Para tal, o Gescor permite importar a nota fiscal que será devolvida a partir de seu arquivo .XML original e ajusta-la de acordo com a necessidade e com a CFOP de emissão.

Para iniciar o procedimento, sugerimos primeiramente efetuar uma busca de todas as informações necessárias para emissão da nota fiscal. Estas são, CFOP (consultar a contabilidade), arquivo .XML da nota fiscal que será devolvida, código e quantidade dos itens que serão devolvidos e transportador.

Para acessar o menu de emissão de notas fiscais de devolução basta seguir o caminho listado abaixo:

Ao selecionar a opção emitir nota fiscal será aberta a seguinte tela:

Será necessário completar manualmente os campos pessoa, transportador e operação.

Ao selecionar a natureza de operação de devolução, o sistema automaticamente abrirá uma tela para selecionar o arquivo .XML da nota fiscal que será devolvida, total ou parcialmente.

Ao importar o arquivo .XML a tabela de produtos será preenchida, sendo necessário efetuar uma alteração nos itens para os que serão devolvidos e exclusão dos que não serão devolvidos.
Outra opção é referenciar uma nota fiscal de emissão própria. O processo é o mesmo.

Para alterar ou excluir os itens, basta selecionar a imagem do lápis localizada do lado direito da tela conforme a seta da imagem abaixo.

Ao selecionar a opção do lápis surgirá uma nova tela. Observamos que o número máximo é de 10 caracteres no campo “Produto GESCOR”, portanto, poderá ser necessário diminuir o código trazido pelo arquivo .XML da nota fiscal.

Uma observação importante é marcar a caixinha ao lado do produto Gescor para caso tenha-se dado entrada/compra dos itens que estão sendo devolvidos. Desta forma o sistema deduzirá o item do estoque.

Nesta mesma tela altera-se também as quantidades, ou seja, é necessário informar a quantidade que será devolvida.

As abas laterais são utilizadas para preencher a tributação caso o fornecedor seja adepto ao regime simples nacional, onde o enquadramento tributário é diferente.

Após selecionar o “ok” nesta tela, pode-se executar o mesmo procedimento caso existam mais itens nesta nota fiscal. Caso contrário, basta dar sequência no botão ok localizado no rodapé da tela da nota fiscal. Finalizando este processo, será aberta uma nova tela de informação referente à especificação de volumes. O preenchimento dela não é obrigatório.

Ao selecionar “OK” nesta tela, será aberta a tela de observações, na qual poderão ser inseridas informações pertinentes, como a do exemplo abaixo.

Após a tela de observação a nota estará finalizada. Para transmiti-la, basta ir no menu “Consultar nota fiscal” e selecionar o botão “Consultar” ou a tecla F9 de seu teclado.

A nota aparecerá conforme a imagem abaixo.

Para dar sequência, basta efetuar a transmissão da nota fiscal e posteriormente imprimi-la. A nota fiscal estará pronta.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW

Para tratar das possíveis rejeições, acessar o menu abaixo:

http://ajuda.gescor.com.br/knowledgebase_category/rejeicoes-de-nota-fiscal/