Procedimentos para adiantamento de clientes e fornecedores

1. Orientações

Este manual de procedimentos aplica-se para operações no sistema GESCOR que tenham por objetivo incluir adiantamentos de clientes e/ou fornecedores e posteriormente transferi-los a outro cliente e/ou fornecedor.

Esta operação pode ser aplicada, exemplificativamente, para operações em que se desconhece, inicialmente, determinado cliente que tenha realizado um adiantamento a favor da empresa e após certo período tenha identificado-se o mesmo.

Aplicações úteis deste procedimento:

  • Depósitos de Clientes Não Identificados;
  • Outros Adiantamentos.

2. Inclusão de Adiantamentos

Para incluir um adiantamento acesse no GESCOR:

Financeiro – Recebimento/Contas a Receber ou Pagar – Adiantamento/Encontro de Contas

Após selecione a aba ‘Encontro de Contas’ e insira a pessoa que realizou o adiantamento. No exemplo abaixo, foi criada uma pessoa ‘Não Identificada’, pressupondo que se desconhece a fonte de recebimento do valor creditado.

Em seguida, deverá ser procedido com a inclusão do valor, assim como demais informações obrigatórias e de interesse para identificar o adiantamento.

Assim, o adiantamento estará registrado para o cliente selecionado e no recurso selecionado. Lembrando que este exemplo trata de um crédito de cliente não identificado.

3. Consulta de Saldos e Transferência de Valores

Os clientes e/ou fornecedores que tiveram informados adiantamentos podem ser consultados na mesma tela de adiantamentos na aba de ‘Saldos’, conforme imagem abaixo.

Para proceder com a transferência de valor de um cliente/fornecedor para outro, selecione o mesmo nesta tela e inicie o procedimento de transferência no botão indicado.

Em seguida deve ser informada a data da transferência, o valor que será transferido, assim como a pessoa destinatária e demais informações relevantes para o registro da operação.

Confirmada a operação, os valores informados estarão atribuídos à nova pessoa mencionada na transferência.

4. Consulta de Adiantamentos e Transferências Realizadas

Os adiantamentos e as transferências realizadas, assim como os seus destinatários, podem ser consultados em ‘Adiantamentos’ na aba de ‘Encontro de Contas’, conforme imagem abaixo.