Regras de Comissão

A comissão sobre vendas é uma das formas de potencializar os resultados comerciais das empresas. Ao recompensar o funcionário que executou o pedido, estabelece-se um efeito cascata que tem como objetivo motivar o colaborador a trazer mais resultados. Esta é uma estratégia que já se prova ao longo do tempo, portando já está atrelada as funções comerciais e é tida como um processo comum para qualquer empresa comercial e industrial.

Com a finalidade de auxiliar no processo de gestão, controle e parametrização de comissões, o GESCOR dispõe da ferramenta de Regras de Comissão. Por sua vez, nela é possível cadastrar a comissão do colaborador e seus superiores, com a vantagem de customizar a métrica de acordo com o estabelecido entre as partes.

Para acessar esta funcionalidade, basta seguir o manuscrito abaixo.

Procedimento Gescor:

1. Para acessar a ferramenta de Regras de comissão, devemos utilizar do seguinte caminho e selecionar a opção “Regras de Comissão”.

Comercial->Regras->Regras de Comissão

2. Após selecionar o botão acima, será aberta uma nova tela de consulta. Caso esta ferramenta não seja utilizada na sua empresa, a mesma será apresentada em branco, tal como o exemplo abaixo. Nela, é possível consultar a comissão por pessoa/representante, ou incluir novas regras. Para iniciar o cadastro, basta selecionar a opção “Incluir” ou mesmo o botão “F7” de seu teclado.

3. Ao selecionar a opção incluir , será aberta uma tela de configuração. Nela, poderás incluir o respectivo agende de venda, o produto, o percentual ou tabela de comissão e o tipo de comissão:

4. Observamos também a possibilidade de indicar se existe algum indireto que tenha direito a comissão, tal como um supervisor.

5. Após cadastrar a regra, basta selecionar o botão OK. A regra será exibida na tela de consultas.

É importante salientar a obrigatoriedade de cadastrar as regras de comissão, seja uma para utilização de todos (deixando o campo vendedor e representante sem dados), ou segmentadas conforme a negociação com cada colaborador. Caso não sejam cadastradas devidamente, os desempenhos e valores a receber de comissão não serão calculados.

Pode-se cadastrar quantas regras de comissão forem necessárias, com configurações distintas e indiretos específicos, portanto, a tela é facilmente configurável facilitando a rotina.

Para visualizar os o funcionamento dos relatórios de comissão, basta acessar a base de conhecimento no campo respectivo à relatórios. Neste campo existe uma infinidade de relatórios já mapeados para auxiliar na compreensão dos resultados.

http://ajuda.gescor.com.br/knowledgebase_category/relatorios/

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.