Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Motivo:

A Rejeição 529 ocorre em operações de emissão de documentos fiscais eletrônicos, como NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) ou CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), quando há uma incompatibilidade entre o CST (Código de Situação Tributária) utilizado e a situação do destinatário da operação, que é um contribuinte isento de inscrição estadual.

  • CST (Código de Situação Tributária): É um código numérico utilizado para identificar a situação tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na NF-e ou CT-e.

  • Contribuinte Isento de Inscrição Estadual: Refere-se a empresas ou pessoas físicas que estão isentas da obrigação de possuir inscrição estadual junto à Secretaria da Fazenda Estadual, geralmente por não realizarem operações que demandem essa inscrição.

Resolução:

Inicialmente recomendamos que consulte a situação da IE do cliente no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC).

Verifique se o cliente realmente é ISENTO, se não há uma Inscrição Estadual cadastrada para ele, e se essa Inscrição está ativa.

Outra possibilidade é que há uma inconsistência entre o cliente ISENTO e a CFOP que você está utilizando na nota fiscal.

Verifique com sua contabilidade se a natureza de operação está cadastrada da forma correta para emitir nota para esse cliente. O campo que é responsável por isso está destacado abaixo:

Alguns casos é necessário que a tributação ICMS esteja indicando que a Operação é Isenta, em outros pode ser uma Operação N. Tributada, porém apenas o seu contador pode trazer a informação adequada.

Atenciosamente,

Suporte SW.

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!