Rodízio de Pneus

Para efetuar qualquer tipo de movimentação de pneus que estão no veículo, como por exemplo enviar o pneu para a Recapagem, Sucata, Estoque ou mesmo efetuar um Rodízio, utilizamos a tela de Movimentação. No exemplo a seguir vamos fazer um Rodízio entre 02 pneus de um veículo leve (carro).

Inicialmente o usuário deverá entrar no módulo de “PNEUS” e posteriormente em “MOVIMENTAÇÃO”. Com isso se abrirá uma nova tela chamada de “Pneu – Movimentação”. Nesta tela deverá ser preenchida a data e informar o Ativo (Veículo). Ao preencher os dados do Ativo/Veículo, o chassi com os pneus que estão montados no veículo, será importado para a tela, como mostra a figura a seguir:

No passo seguinte deveremos movimentar os pneus do rodízio para o estoque. O usuário deve clicar em cima do pneu e arrastá-lo até o campo “estoque”, com isso o pneu irá ficar disponível visualmente no estoque. Esse procedimento deverá ser feito para os dois pneus, como mostra a figura abaixo:

Com os dois pneus estando no estoque, o usuário deverá agora fazer a alocação dos pneus no veículo, finalizando desta forma o Rodízio. O usuário deverá dar 02 cliques sobre o pneu que está no estoque, isso fará com que todas as informações deste pneu sejam importadas para o campo “pneu”, fazendo com que este fique disponível para ser movimentado. Neste momento o usuário de clicar sobre o pneu e arrastá-lo até o chassi, no local onde este deverá ser alocado. No referido exemplo, pudemos observar que o “pneu 000001” foi movimentado da posição Dianteira Esquerda para a Traseira Direita, assim como o “pneu 000004” foi movimentado da Traseira Direita para a Dianteira Esquerda, sempre em “X” para o caso de veículos pequenos.

Abaixo nós temos exemplos e recomendações de Rodízios para outros tipos de veículos, inclusive caminhões e semi-reboques:

  • Para veículos pequenos, de 02 eixos e 04 pneus (ou 05 pneus com o step), temos a seguir o esquema de Rodízio com as trocas recomendadas, sugeridas pelo fabricante, tanto para o caso do Rodízio de 04 pneus ou então para 05 pneus.
  • Para veículo Trucado, de 02 eixos sendo um deles com Rodado Duplo e considerando que os pneus iguais, de mesmo tipo e desenho, temos a seguir o esquema de Rodízio com as trocas recomendadas:
  • Para Caminhões de 04 e 06 eixos, com Rodados Duplos e pneus em os Traseiros são diferentes dos pneus Dianteiros, temos a seguir o esquema de Rodízio com as trocas sugeridas e recomendadas:
  • Na próxima figura temos os esquemas de Rodízio de trocas sugeridas e recomendadas para Veículos Semi-Reboques (carretas) de 01 eixo, de 02 eixos e de 03 eixos :