Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Plano de Contas

O plano de contas é um conjunto de contas mapeado e normalmente desenvolvido pela equipe de contabilidade em conjunto com a equipe financeira e administrativa das organizações. Ele é uma ferramenta de suma importância para toda e qualquer organização, haja vista que a partir dele são desenvolvidos os demonstrativos de resultados da empresa e demais relatórios contábeis.

Ele deve ser construído de forma lógica e estruturada, observando que sua finalidade primordial é fornecer dados de fácil compreensão e acumulação.

GESCOR

A função de desenvolvimento de planos de contas no GESCOR foi concebida para tornar este processo fácil e claro. De forma intuitiva e com um breve conhecimento pode-se construir uma estrutura que compreenda as necessidades da empresa.

A ferramenta é encontrada pelo seguinte caminho:

Cadastros -> Complementares -> Plano de Contas

Procedimento GESCOR:

1. Após seguir o caminho informado acima, será aberta uma tela cujo título é “Consulta de Plano de Contas”. Nesta tela, pode-se incluir, alterar ou excluir um plano de contas caso ele já exista. Neste manual trataremos da inclusão/construção de um plano de contas, logo, deve-se selecionar o botão “Incluir” ou o F7 de seu teclado.

2. Um plano de contas bem construído, precisa possuir níveis. Estes níveis devem conversar entre eles de forma coerente, logo, é importante que o usuário compreenda o funcionamento da organização e dessa forma possa elencar os níveis corretamente. Outra informação importante é, que os níveis deverão sempre receber o conceito “Analítico” ou “Sintético”, logo a classificação “Sintético” possui atribuição exclusiva de agrupar contas de classificação “Analítica”, ou seja, apenas contas de classificação analítica podem receber lançamentos. É importante também compreender se a conta é de crédito ou de débito, usualmente, quem poderá prestar auxílio para esta informação é a equipe de contabilidade responsável.

3. A criação do plano de conta também possui uma aba memorando, onde pode-se incluir a descrição, finalidade ou qualquer outra informação pertinente ao plano de contas.

4. Como exemplo, cadastramos o nosso plano de contas padrão SW. este plano de contas, contempla  uma série de pré-requisitos para que posteriormente na geração do relatório financeiro e de DRE auxiliarão o gestor na compreensão da alocação dos recursos gastos pela empresa.

Observamos também que para facilitar a compreensão, a tela de exibição dos planos de contas segrega o que é sintético e analítico a partir de suas iniciais, tal como também pinta da cor “verde” planos de conta que são de crédito e da cor “vermelha” os planos de conta considerados débito.

5. Após enumerar os níveis principais, deve-se seguir para os inferiores, aos quais sempre deverão ter correlação e amarração com o nível superior/ nível anterior. Desta forma será possível identificar a qual nível que a nova conta responde.

6. Ao criar o nível secundário devemos ter atenção de classifica-lo como analítico.

7. Ao finalizar a criação dos níveis conforme desejado pode-se observar uma cadeia de informações construída semelhante à da imagem abaixo.

Abaixo um exemplo de contas a pagar com plano de contas selecionado:

A construção do plano de contas não é nenhum mistério desde que seja feita com bastante critério e aplicabilidade com a operação da empresa. Ele poderá ser fundamental para o funcionamento de sua organização e um importante aliado para a elaboração de bons relatórios, metas e planos.

Esta ferramenta disponível no GESCOR, se utilizada devidamente conversa com todos os módulos, gerando um belo banco de dados e auxiliando na tomada de decisões. Com informações precisas e pertinentes para qualquer gestor, pode-se avançar os níveis de governança corporativa e enriquecer ainda mais os resultados da empresa.

Observamos que esta ferramenta já está disponível no GESCOR para todos os clientes, porém, para a estruturação do modelo, é de suma importância o acompanhamento de um Consultor SW e da equipe de contabilidade. Desta forma os resultados serão sempre potencializados.

Atenciosamente.

Equipe de Suporte SW.

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!