Cadastro de Bancos

A utilização de bancos é algo comum em todo e qualquer negócio. É dentro da plataforma deles que são recebidos, transferidos, liquidados e até mesmo captados os recursos financeiros de uma organização.

Para utilizar um banco no Gescor é necessário proceder com o cadastro do mesmo. Somente desta forma será possível alinhar e equalizar o funcionamento das partes.

Primeiramente o banco deverá ser cadastrado no cadastro de pessoas como fornecedor. Para tal, basta seguir o manual abaixo:

Após proceder com o cadastro de pessoas, será necessário acessar o menu bancos. Este encontra-se junto do menu cadastros, vide a imagem abaixo.

Após acessar a opção “bancos” será exibida uma tela de listagem de bancos. Caso não haja nenhum cadastrado em seu Gescor, a mesma estará em branco tal como a figura abaixo.

Nesta tela, se o desejo for incluir um banco, basta selecionar a opção “incluir”. Já se o desejo for alterar alguma configuração, basta selecionar a opção alterar. Ao selecionar uma destas opções, será exibida uma tela de cadastro.

Neste exemplo utilizamos o banco Bradesco de número 237. Nesta etapa deve-se adicionar os seguintes dados (obrigatórios):

  • Código Gescor
  • Nome da instituição,
  • Nome reduzido
  • A filial (caso existam filiais).
  • Marcar a opção recurso (se for utilizada a cobrança bancária)
  • Número do banco
  • Agência
  • Cidade
  • Cedente
  • Código da conta bancária

Os demais dados deverão ser preenchidos conforme a necessidade.

Ainda na tela de cadastro de banco existe a aba “memorando”. Este campo possui a finalidade de registrar informações que sejam pertinentes a empresa e negociação com a instituição bancária.

Também existe a aba extrato, na qual pode-se observar o histórico/extrato da instituição bancária.

Já na aba cobrança bancária deverão ser inclusos os dados respectivos a função. esta é uma opção feita entre cliente e instituição bancária, e a mesma precisa de uma série de configurações específicas.

A exemplo segue abaixo a tele respectiva a configuração da cobrança bancária. Salientamos que esta opção sempre deverá ser configurada com auxílio de um técnico de suporte SW, haja vista que a mesma possui uma série de requisitos técnicos e específicos. No rodapé deste documento disponibilizaremos fichas cadastrais de cada um dos principais bancos para facilitar a coleta de dados junto da instituição bancária.

Após configurar a cobrança bancária, basta selecionar a opção “ok” e posteriormente conferir os dados de cadastro do banco. Se os mesmos estiverem de acordo, basta confirmar o cadastro.

Com o cadastro do banco finalizado, o mesmo será apresentado na listagem de instituições bancárias cadastradas e estará pronta para operar.

Para facilitar o processo, solicitamos que, ao incluir um novo banco seja entrado em contato com a equipe de suporte SW. Os atendentes técnicos poderão auxiliar no decorrer do cadastro para evitar possíveis erros ou problemas de funcionamento com o cadastro da instituição bancária.

Para acessar as fichas para coleta de dados do cadastro de cobrança bancária basta clicar aqui.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.