Ocorrência 1 – Cadastro de pessoas com utilização do CNPJ Online

O objetivo deste Manual é instruir o usuário a utilizar a funcionalidade do Sistema Gescor para buscar todas as informações do cliente diretamente no site da Secretaria da Receita Federal ou mesmo no site da Secretaria da Receita Estadual, no momento de efetuar o cadastro deste novo cliente no sistema Gescor.

Inicialmente o usuário deverá acessar, através do Menu principal, no canto superior esquerdo, o modulo “Cadastros” e posteriormente “Pessoas”. Isso fará com que se abra a tela de “Gestão de Pessoas”. Nesta tela devemos clicar em “Incluir”, para abrir uma tela que nos permitirá incluir um novo cliente, conforme demonstramos abaixo:

Nesta tela deverá ser inserido o código do CNPJ, sem a pontuação, somente os números. Após digitar o código do CNPJ, devemos teclar/usar a Função F7 do teclado, o que completará automaticamente as informações respectivas ao CNPJ do cliente.

Com as informações preenchidas, o usuário precisará ainda marcar o tipo de pessoa, se é um Cliente, Fornecedor, Representante, Colaborador, Potencial Cliente ou mesmo Concorrente.

Uma forma de preencher a Inscrição Estadual é colocando o cursor em cima do código (CNPJ) e usar/teclar na função F5. Isso fará com que o sistema faça uma consulta na Secretaria do Estado do RS (Sefaz)

Ao dar o “ok” nesta tela acima, na Consulta cadastro SEFAZ, o restante dos dados serão preenchidos no cadastro do cliente, como o Código de Inscrição Estadual.

Outra informação importante é utilizar da ferramenta de geolocalização.

Esta ferramenta disponibilizada a partir da versão 5.21.2.1, facilita o processo de localização do cliente e a compara com o endereço informado.

A finalidade da ferramenta é agregar precisão para o ponto de entrega, visto que existem discrepâncias entre o endereço e a geoposição do cliente. Com essa atualização, o Gescor é preparado para um modelo de roteirização mais eficaz, agregando expertise a operação.

Já na segunda aba do cadastro de pessoas, temos os Contatos, que devem ser preenchidos conforme demonstrado abaixo:  na aba “contatos” clicar em incluir, fazendo com que abre essa nova tela de cadastro de contato, onde devem ser preenchidos o nome, cargo, telefones para contato, além de e-mail e tipo de contato. Feito isso, o usuário pode clicar em “ok” e o contato estará salvo.

Abaixo segue o manual que orienta na inclusão de documentos dentro do cadastro de pessoas.

Abaixo segue um manual para inclusão de um grupo de pessoas para inclusão de um grupo de pessoas no cadastro.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.