Cadastro de CFOP

CFOP é uma sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias (intermunicipal e interestadual). Ele nada mais é do que um código numérico que identifica a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes. É por isso que o governo verifica a circulação por meio da tabela CFOP.

Para facilitar a emissão de documentos fiscais e interações contábeis o Gescor possui um local de cadastro para todos os CFOP’s utilizados pelo cliente. Ao proceder com movimentos fiscais, o usuário mencionará o CFOP e o mesmo carregará as informações tributárias e fiscais conforme o produto ou serviço.

A configuração de CFOP’s é feita pela própria SW. Porém para tal, é necessário o cliente preencher uma ficha de cadastro que pode ser encontrada aqui.

Após o preenchimento da mesma, basta envia-la para o e-mail: suporte@sewsistemas.com.br. Um de nossos operadores de suporte entrará em contato para executar o procedimento de cadastro.

Para acessar o cadastro de CFOP basta selecionar o menu “Cadastros” e então a opção “Natureza de Operação”.

Ao selecionar a opção acima, será aberta uma nova tela de cadastro. Nesta tela teremos a opção “Incluir” para a inclusão de um novo código CFOP ou a opção “Alterar” para modificação de algum cadastro de um CFOP específico.

Ao selecionar uma das opções acima, será aberta uma nova tela de para registro das características do código fiscal.

TELA A:

  1. Código Interno: Código Gescro atrelado ao CFOP
  2. Código Fiscal: Código Fiscal que será utilizado no movimento
  3. Código Escrita: Código de Escrita Fiscal
  4. Código Serviço: Código fiscal para serviço
  5. Faturamento: É um combo seletor para escolha de uma das 3 opções (Faturamento, Devolução de Venda, Outros)
  6. Aplicação: Descrição do tipo de movimento que será feito com esta CFOP
  7. Descrição: Nome dado para a CFOP
  8. Reduzido: Nome reduzido dado para a CFOP
  9. Condição de Pagamento: Prazo atrelado a CFOP. (cadastro não obrigatório)
  10. Operação de Estoque: Operação de estoque associada a CFOP caso a mesma movimente estoques (para cadastro de operações de estoque temos um manual aqui)
  11. (Flag) Mais naturezas: Marcador utilizado para CFOP’s com configuração de faturamento com mais naturezas de operação atreladas aos produtos
  12. (Flag) Não testar o limite de crédito: Marcador destinado a permitir faturamento sem testar o limite de crédito do cliente
  13. Acumulador: Campo destinado a integração fiscal com o sistema contábil “Dominio” (caso o cliente utilize desta opção). O campo não é de preenchimento obrigatório.
  14. Destino: Combo de seleção para definir o tipo de destino do documento fiscal (dentro do estado, fora do estado, estados específicos, exterior, etc)
  15. Desconto (%): Campo de cadastro de desconto para o CFOP
  16. ICMS Padrão (%): Campo destinado a informar o percentual de recolhimento de ICMS.
  17. Acréscimo (%): Campo destinado a informar um percentual de acréscimo ao utilizar este CFOP.
  18. Parâmetros: Combo seletor de parâmetros de comportamento do Gescor. (para entender cada parâmetro, temos um manual aqui).
  19. Tributação ICMS: Campo destinado a escolha do tipo de tributação IMCS atrelado ao CFOP
  20. Tributação IPI: Campo destinado a classificação do tipo de tributação de IPI atrelado ao CFOP
  21. Tributação PIS/Cofins: Campo destinado a classificação do tipo de tributação atrelado ao PIS/Cofins relacionado ao CFOP
  22. CSOSN: Campo destinado a classificação de tributação para empresas optantes pelo regime tributário Simples Nacional.
  23. Código do Enquadramento do IPI: Campo para digitação do código de enquadramento do IPI
  24. Usar apenas na série: Campo restritor de uso do CFOP em uma série específica
  25. Observações: Campo texto para inclusão de uma observação na utilização dessa CFOP.

TELA B:

  1. Memorando: Campo texto para digitação de informações relevantes ao CFOP
  2. Validação: Combo de seleção feito para indicar ao GESCOR se ele preciso ou não percorrer os produtos que possuem IMCS ST.
  3. Preço para Nota Fiscal: Combo de seleção feito para indicar que tipo de preço que será usado nos produtos caso este CFOP seja utilizado
  4. Apuração SPED: Campo relativo a apuração do ICMS no SPED (não obrigatório)
  5. (Flag) Fechamento de Carga: Seletor para indicar o CFOP cadastrado poderá ser usado para fechamento de carga.
  6. Não faturar: Combo seletor de parâmetros do que não poderá ser faturado utilizando este CFOP.

Esta tela tem a finalidade de converter o CFOP em algum outro código específico de faturamento para algumas prefeituras.

Reiteramos, a configuração de CFOP’s é feita pela própria SW. Porém para tal, é necessário o cliente preencher uma ficha de cadastro que pode ser encontrada aqui.

Após o preenchimento da mesma, basta envia-la para o e-mail: suporte@sewsistemas.com.br. Um de nossos operadores de suporte entrará em contato para executar o procedimento de cadastro.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.