Artboard 12
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Base de conhecimento

GESCOR

Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.

Centros de Custo

Gerenciar as contas de uma empresa tende a ser uma tarefa árdua e dispendiosa. São inúmeras as dificuldades para equilibrar o orçamento de forma que seja possível saldar as contas, efetuar investimentos, coletar os lucros e manter a organização saudável.

O desafio neste cenário é conhecer o seu negócio de tal forma que seja possível mensurar o seu tamanho, necessidades e capital de giro. Com o crescimento, evolução e elevação da capitalização das empresas, este universo acaba virando uma sopa de letrinhas e números que se não administrados da forma correta, tornam-se grandes vilões e ladrões de margem para o negócio.

Com o intuito de auxiliar na resolução deste problema, a SW desenvolveu este manual para auxiliar na utilização da ferramenta de centros de custo já existente no GESCOR. Esta facilidade disponível para todos os clientes SW, tem a finalidade de mensurar, quantificar e aprimorar a gestão de recursos financeiros dentro da sua empresa, sendo possível identificar os reais custos de cada uma das etapas do processo, seja ele produtivo ou administrativo.

Para acessar a ferramenta basta verificar o manual abaixo.

Procedimento GESCOR:

O menu de grupos de centro de custos pode ser acessado no caminho abaixo.

1.Cadastros –> Complementares -> Grupos de Centros de Custo – Este menu é utilizado para cadastrar Grupos de centros de custo. Ele tem a finalidade de totalizar os custos dos centros de custo atrelados a ele.

 

2. Selecionando a opção Grupos de Centro de Custo será aberta a seguinte tela:


Nesta tela é possível elencar os principais níveis de centro de custo. No caso decidimos por informar alguns dos setores de uma organização produtiva.

3. Para cadastrar o grupo é simples, basta selecionar a opção “Incluir” que será aberta uma tela de cadastro.

4. Após finalizar o cadastro dos grupos de centro de custo, precisamos cadastrar os centros de custo que estarão dentro destes grupos. Para tal basta seguir o caminho a seguir:

Cadastros –> Complementares ->  Centro de Custo – Neste menu cadastraremos todos os centros de custo da empresa, cada um responderá por sua conta e orçamento.

5. Ao selecionar o menu acima, será aberta a seguinte tela, porém sem os cadastros feitos. Para iniciar um cadastro, basta selecionar a opção “incluir”.

6. Será aberta uma nova tela onde deverão ser preenchidas as informações de código, descrição, descrição reduzida e Grupo de C. Custo (para o processo de cadastro do grupo, segue o manual aqui):

7. Há também a possibilidade de adicionar informações na aba memorando.

8. Na terceira aba da tela, é possível também informar o orçamento disponibilizado ao centro de custo dentro de um período. Basta incluí-lo e posteriormente selecionar a opção “Ok”

O centro de custo estará cadastrado.

É importante salientar que serão feitos inúmeros cadastros. Se cada um for preenchido devidamente, todos terão orçamento. Desta forma a partir de relatórios será possível identificar os gastos de cada centro de custo e o custo total da organização.

Um bom exemplo é o lançamento de uma conta a pagar, onde o responsável pelo lançamento da conta deverá informar a qual centro de custo esta conta responde.

Este procedimento de informar o centro de custo também pode ser feito no lançamento de notas fiscais de compra, notas de serviço e todo tipo de lançamento de orientação custo.

Observamos que a utilização desta ferramenta em conjunto com a função Orçamento do Exercício se tornam grandes aliados no que tange gestão de recursos. Ele trarão benefícios tanto na governança da organização quanto nos resultados financeiros.

Também é importante salientar o alinhamento desta função em conjunto com a equipe de Consultoria SW, que disponibiliza serviços especializados para potencializar os resultados da ferramenta.

Atenciosamente,

Equipe de suporte SW.

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!

Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!

Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!