Centros de Custo

Gerenciar as contas de uma empresa tende a ser uma tarefa árdua e dispendiosa. São inúmeras as dificuldades para equilibrar o orçamento de forma que seja possível saldar as contas, efetuar investimentos, coletar os lucros e manter a organização saudável.

O desafio neste cenário é conhecer o seu negócio de tal forma que seja possível mensurar o seu tamanho, necessidades e capital de giro. Com o crescimento, evolução e elevação da capitalização das empresas, este universo acaba virando uma sopa de letrinhas e números que se não administrados da forma correta, tornam-se grandes vilões e ladrões de margem para o negócio.

Com o intuito de auxiliar na resolução deste problema, a SW desenvolveu este manual para auxiliar na utilização da ferramenta de centros de custo já existente no GESCOR. Esta facilidade disponível para todos os clientes SW, tem a finalidade de mensurar, quantificar e aprimorar a gestão de recursos financeiros dentro da sua empresa, sendo possível identificar os reais custos de cada uma das etapas do processo, seja ele produtivo ou administrativo.

Para acessar a ferramenta basta verificar o manual abaixo.

Procedimento GESCOR:

O menu de grupos de centro de custos pode ser acessado no caminho abaixo.

1.Cadastros->Complementares->Grupos de Centros de Custo – Este menu é utilizado para cadastrar Grupos de centros de custo. Ele tem a finalidade de totalizar os custos dos centros de custo atrelados a ele.

2. Selecionando a opção Grupos de Centro de Custo será aberta a seguinte tela:

Nesta tela é possível elencar os principais níveis de centro de custo. No caso decidimos por informar alguns dos setores de uma organização produtiva.

3. Para cadastrar o grupo é simples, basta selecionar a opção “Incluir” que será aberta uma tela de cadastro.

4. Após finalizar o cadastro dos grupos de centro de custo, precisamos cadastrar os centros de custo que estarão dentro destes grupos. Para tal basta seguir o caminho a seguir:

Cadastros->Complementares-> Centro de Custo – Neste menu cadastraremos todos os centros de custo da empresa, cada um responderá por sua conta e orçamento.

5. Ao selecionar o menu acima, será aberta a seguinte tela, porém sem os cadastros feitos. Para iniciar um cadastro, basta selecionar a opção “incluir”.

6. Será aberta uma nova tela onde deverão ser preenchidas as informações de código, descrição, descrição reduzida e Grupo de C. Custo (para o processo de cadastro do grupo, segue o manual aqui):

7. Há também a possibilidade de adicionar informações na aba memorando.

8. Na terceira aba da tela, é possível também informar o orçamento disponibilizado ao centro de custo dentro de um período. Basta incluí-lo e posteriormente selecionar a opção “Ok”

O centro de custo estará cadastrado.

É importante salientar que serão feitos inúmeros cadastros. Se cada um for preenchido devidamente, todos terão orçamento. Desta forma a partir de relatórios será possível identificar os gastos de cada centro de custo e o custo total da organização.

Um bom exemplo é o lançamento de uma conta a pagar, onde o responsável pelo lançamento da conta deverá informar a qual centro de custo esta conta responde.

Este procedimento de informar o centro de custo também pode ser feito no lançamento de notas fiscais de compra, notas de serviço e todo tipo de lançamento de orientação custo.

Observamos que a utilização desta ferramenta em conjunto com a função Orçamento do Exercício se tornam grandes aliados no que tange gestão de recursos. Ele trarão benefícios tanto na governança da organização quanto nos resultados financeiros.

Também é importante salientar o alinhamento desta função em conjunto com a equipe de Consultoria SW, que disponibiliza serviços especializados para potencializar os resultados da ferramenta.

Atenciosamente,

Equipe de suporte SW.