Grupos Econômicos

A função de grupos econômicos existente no GESCOR tem a finalidade de auxiliar a Gestão financeira e de crédito de grupos de clientes. Normalmente usa-se esta opção quando um mesmo cliente ou uma rede possui mais lojas, propriedades, etc. Por exemplo: Lojas de uma rede de supermercados ou um CPF com inúmeras fazendas.

Esta função pode ser encontrada no GESCOR selecionando o menu “Cadastros”, posteriormente “Complementares” e então “Grupos Economicos”.

Ao selecionar a opção designada acima, será aberta uma tela de cadastros. Nela existirão as opções “Incluir” para inclusão de um novo Grupo econômico ou a opção “Alterar” para proceder com alguma alteração necessária em um grupo econômico já existente.

Ao selecionar uma das opções acima, será aberta uma tela de configuração.

Nesta tela deve-se preencher os seguintes campos:

  1. Código: Código GESCOR atribuído ao Grupo Econômico
  2. Descrição: Nome designado ao Grupo Econômico
  3. Reduzido: Nome reduzido designado ao Grupo
  4. Limite de Crédito: Valor de limite de crédito dado em R$ para o grupo economico
  5. Atraso máximo: Nº de dias máximos de atraso antes de bloquear um cliente. Há também a caixinha que se marcada não bloqueia o crédito, mas avisa ao analista financeiro de crédito a condição do cliente.
  6. Limite em atraso: Valor máximo que pode ser atrasado pelo grupo antes de bloquear as vendas
  7. Vencimento do Limite de crédito: É a data que vence o limite de crédito do grupo, obrigando o financeiro a reavaliar o cliente.

Ao configurar esta tela há também a aba memorando. Nela podem ser incluídas informações textuais respectivas ao grupo, porém esta tela é apenas informativa, logo, não terá papel no bloqueio e nem na liberação de um grupo. Após a finalização do cadastro, o grupo estará pronto para utilização.

O grupo usualmente é utilizado na tela de gestão de crédito. A configuração desta tela pode ser acessada aqui.