Operações de Estoque

Operações de estoque nada mais são do que formas de mensurar e registrar movimentações de estoque. Seja em entradas a partir de compras, devoluções, entre outras, tal como saídas nas suas mais variadas modalidades.

Para cadastrar operações de estoques no Gescor é bastante simples, basta selecionar o menu “Cadastros” e então selecionar a opção “Operações de Estoque”.

Ao selecionar a opção acima será aberto uma nova tela. Nesta teremos a opção de “incluir” para a cadastrar uma nova operação de estoques e também a opção de “Alterar” caso seja necessário retificar ou alterar alguma Operação de estoque.

Ao selecionar alguma das opções listadas acima, será aberto a tela abaixo.

  1. Código: Código Gescor dado a operação de estoque
  2. Descrição: Descrição dada para a operação de estoque
  3. Reduzido: Nome reduzido dado a operação de estoque
  4. Código fiscal: CFOP’s que podem usar ela (se for deixado em branco ela aceita qualquer um)
  5. Histórico: Campo destinado a filtro para posterior utilização em relatório
  6. Aplicação: Combo seletor que corresponde a finalidade dada a operação de estoque
  7. Preço de Compra: Combo seletor de classificação de custeio de compra
  8. Preço de Venda: Combo seletor de classificação para calcular o preço de venda
  9. Destino PIS: Forma que será lançado o PIS na utilização desta operação de estoque
  10. Destino Cofins: Forma que será lançado o Cofins na utilização desta operação de estoque
  11. Destino ICMS: Forma que será lançado o ICMS na utilização desta operação de estoque
  12. Destino IPI: Forma que será lançado o IPI na utilização desta operação de estoque
  13. Preço para baixa: Combo seletor de como será classificado o preço do item quando feita uma baixo com esta operação de estoque.
  14. Parâmetros: Campo configurador de parâmetros GESCOR.
  15. Flag gerar sintegra
  16. Flag destinado para não movimentar sub-produtos atrelados ao produto que estará se movimentando com a operação de estoque.
  17. Apuração SPED: Campo destinado a integração para apuração SPED. O campo não é de preenchimento obrigatório
  18. Acumulador: Campo destinado a integração fiscal com o sistema. Ocontábil “Dominio” (caso o cliente utilize desta opção). O campo não é de preenchimento obrigatório
  19. Destino: Destino atrelado a movimentação com a utilização desta Operação de estoque.

Há também a aba memorando destinada para registro textual respectivo a utilização da operação de estoque.

Solicitamos que sempre que uma nova operação de estoque for criada, seja feito contato com a equipe de suporte da SW. Desta forma será possível sanar dúvidas e possíveis incoerências cadastrais.

Este cadastro usualmente é utilizado no cadastro de CFOP’s, onde podemos encontrar o manual clicando aqui.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.