Cadastro de Produtos

O cadastro de produtos é um dos principais cadastros do GESCOR. É dentro dele que ficam registrados todos os produtos, sejam para bens consumo ou para comercialização.

Tal como o cadastro de pessoas, é extremamente importante a necessidade de um cadastro de produtos saudável, pois desta forma evita-se duplicidade de registros, falhas tributárias e erros de estoques, tal como também é facilitada a associação a produtos similares e a produtos relacionados, exemplo: Porca sextavada M12 relacionado do Parafuso sextavado M12x100.

Para iniciar o cadastro de um produto basta selecionar a opção “Produtos” no menu de cadastros.

Ao selecionar a opção produtos será aberta uma tela com uma relação de todos os produtos existentes no GESCOR.


Para incluir um novo produto, basta selecionar a opção “Incluir”. Já se o desejo for modificar o produto, basta selecionar a opção “Alterar”.

No exemplo acima estaremos cadastrando um parafuso. Porém para total compreensão segmentaremos cada uma das abas por letras e cada um dos campos por números afim de trazer um melhor detalhamento.

Tela A:

  1. Código: É o código Gescor dado para o produto;
  2. Descrição: É uma descrição do item ;
  3. Continuação: Caso o espaço para descrição seja muito pequeno, este campo serve para complementa-lo;
  4. Reduzido: Descrição reduzida do item;
  5. Código de barras: Se o usuário possuir uma leitora de código de barras e o produto possuir um código de barras, é possível associá-lo ao produto;
  6. Marca: Respectiva a marca/fabricante do produto;
  7. Referência: É a referência do produto;
  8. Código do fornecedor: É o código utilizado pelo fornecedor do item;
  9. Código do fabricante: é o código usado pelo fabricante do item;
  10. Categoria: É um indicativo de como este produto será utilizado (combo para seleção)
  11. Origem: Respectivo a origem do produto
  12. Grupo: Atrelado ao grupo ao qual o material pertence (cadastro dependente de outro que pode ser visualizado clicando aqui)
  13. Subgrupo: Atrelado ao subgrupo ao qual o item pertence (cadastro dependente de outro que pode ser visualizado clicando aqui)
  14. Unidade/quantidade: É a quantidade de itens que o item possui. (exemplo: 1 caixa com com 100 unidades)
  15. Peso: Respectivo ao peso do item
  16. Cor: Qualidade de cor do item
  17. Localização: Onde o item está alocado
  18. Unidade: unidade de medida do item (exemplo: peça, saco, milheiro, caixa)
  19. Código Tributário: Código tributário dado ao item (cadastro dependente de outro que pode ser visualizado clicando aqui)
  20. Preço de compra: Respectivo ao preço que o item foi comprado (valor importado caso seja dada a entrada a partir de uma nota fiscal)
  21. Margem de lucro %: Valor absoluto dado para venda do item caso o mesmo para finalidade de venda
  22. Preço de venda: Preço de venda estipulado para o item caso o mesmo seja para finalidade de venda
  23. Reajuste: Data do último reajuste de preço do item
  24. Promoção: Valor promocional do item caso o mesmo seja para finalidade de venda
  25. até dia: Data de finalização da promoção
  26. Desconto %: Percentual de desconta aceito para o item caso o mesmo seja para finalidade de venda
  27. até dia: data de vencimento do desconto
  28. Saldo minimo: Numero minimo de produtos que precisam obrigatoriamente estar em estoque
  29. Lote econômico: Lote econômico de compra do item
  30. Pauta: Valor de pauta do item
  31. Custo médio gerencial: É o custo médio praticado na compra destes itens , calculado automaticamente ao lançar entrada do produto.
  32. Opções: opções para marcação durante o cadastro do item
  33. Produto inativo: Marcação para inativar um item.

Todos os campos listados acima podem ser preenchidos para agregar mais informações ao produto.

Tela B (usualmente os dados são preenchidos automaticamente na importação do arquivo xml da nota fiscal de origem do produto)

  1. Substituição Tributária Base: é o valor respectivo a ao calculo de ST
  2. Substituição Tributária valor: é o valor paga de ST.
  3. Ficha de Conteúdo de Importação – serial de importação constante para produtos oriundos de importação.
  4. Centro de custo: É o centro de custo que o produto será atrelado
  5. Descrição p/SMS: é um mensageiro para descrição reduzida do item (serviço pago)
  6. % Diesel puro (SCANC): Exclusivo para TRR’s. Esta opção identifica o percentual de diesel sem o acréscimo do Bio Diesel.
  7. Substituição Tributária Percentual: Percentual pago de ST.
  8. Valor do ICMS próprio do substituto: Valor pago de ICMS para ST.

Tela C:

A tela C é um informativo dos estoques e preços do produto.

Tela D:

Tela de reajuste de tabelas de preço onde este item se encontra em caso de produto de venda.

Tela E:

Esta tela informa os produtos que contém o item. Por exemplo:

Vamos imaginar que somos uma loja que vende separadamente o parafuso, porca e arruelas. Mas ao vender o produto “kit parafuso de fixação”, precisamos baixar todos os itens que compõe o kit.

Tela F:

Tela respectiva a produtos similares e relacionados. Para tomar maior conhecimento do funcionamento da mesma, basta clicar aqui.

Tela G:

Esta tela tem a funcionalidade de identificar o estoque de qual filial está localizado o item e qual a quantidade do item em cada um dos estoque caso o mesmo item esteja em filiais distintas.

Tela H:

Nesta tela serão exibidos os códigos de integração do item. Por exemplo, se o temos fornecedor A, B e C para o mesmo parafuso da mesma marca possivelmente cada fornecedor terá seu próprio código. O Gescor no momento da importação da nota fiscal identifica estes códigos e os converte para o código GESCOR de produto. Observamos apenas que ambas as partes precisam estar parametrizadas, ou seja, o código do fornecedor precisa ser incluído nesta listagem a partir do botão incluir da tela acima seguindo para tela abaixo.

Tela I:

Nesta tela é possível carregar uma imagem do produto a partir do botão carregar indicado pela flecha vermelha.

Tela J:

Para produtos de venda, nesta tela é possível configurar preços em relação aos prazos.

Enfim, este manual foi desenvolvido para facilitar o processo de cadastro de produtos em todas as suas especificidades. Caso surja mais alguma dúvida, nossa equipe de suporte fica disposição.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte SW.