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Fechamento de Cargas V 2.0
O fechamento de cargas tem por fundamento auxiliar o usuário na montagem de cargas a partir dos pedidos emitidos pelos vendedores.
Esta ferramenta além de agregar mais produtividade ao faturamento, também contribui para a diminuição da ociosidade dos veículos, melhor uso da capacidade de compartimentos e produtividade, criando Diários de Viagens de forma rápida e organizada.
Para utilizar esta ferramenta, são necessárias algumas configurações para que a ferramenta seja funcional.
1º As CFOP’s precisam estar habilitadas para o fechamento de cargas. Para que seja feito tal processo, basta averiguar a opção 5 da tela B.
2º Que os veículos que serão utilizados no fechamento de cargas, possuam os compartimentos do tanque cadastrados. Para que seja feito tal processo, basta averiguar a opção de cadastro de compartimentos de veículos.
Para acessar a ferramenta, basta selecionar a opção da imagem abaixo:

Ao acessar o menu indicado acima, será aberta a tela abaixo:
A tela de fechamento de carga é dividida em duas secções: Pedidos e Viagens.
- A secção de Pedidos apresentará todos os pedidos consultados com base no filtro definido acima da mesma.
- A secção de Viagens apresentará todos os veículos e seus compartimentos selecionados para criar uma Viagem.
Uma Viagem é a alocação de itens em Compartimentos de Veículos, lembremos que os Compartimentos de Veículos podem ser acessado a partir o cadastro de “Estrutura” do veículo.
É possível alocar quantos pedidos necessários e criar quantas viagens for preciso no Fechamento de Carga, mantendo sempre em mente que um pedido necessita de um compartimento com capacidade suficiente para a quantidade do pedido para ser alocado.
Nesse manual criaremos duas viagens para o mesmo veículo com quatro pedidos cada, mas é possível criar diversas viagens para diversos veículos com diversos pedidos.
Ao clicar em “Consultar“, serão listados todos pedidos que se aplicam ao filtro selecionado, conforme imagem:
Ao clicar no ícone do mapa no canto esquerdo superior, é possível ver a localização no mapa dos pedidos dos clientes. A localização do cliente será indicada com um balão cinza como demarcado na imagem abaixo:
Na parte inferior da tela temos a Legenda, ela vai identificar os pedidos com a cor de cada item (a cor do item pode ser definida no Cadastro de Produtos).
Essa cor também vai aparecer na secção de Viagens, nos compartimentos dos veículos, para informar o usuário do tipo de produto que há dentro do compartimento.
Para iniciar uma viagem, clique em “Nova Viagem” na secção de Viagens e selecione o veículo que deseja alocar os pedidos:
Ao selecionar seu veículo, verá que o mesmo agora é listado com sua Cor de Destaque na secção, com seus compartimentos a esquerda e dados sobre a viagem na direita:
Analisaremos os dados na tela com mais detalhes, da direta para a esquerda:
- O primeiro ícone, e a informação a esquerda do mesmo, é referente a Placa do veículo, simbolizado pelo Caminhão.
- O segundo ícone trará a tela de Prospecção de Vendas, onde será possível tentar obter mais pedidos para a viagem.
- O terceiro ícone permitirá selecionar o Motorista da viagem, e ao passar o ponteiro poderá conferir o inserido atualmente.
- O quarto ícone é referente a Rota que a viagem terá, útil quando está se tratando de um número alto de pedidos.
- O quinto campo é referente ao Diário de Viagem que é criado para a viagem, caso esteja consultando uma viagem já criada.
- O sexto campo é o percentual de ocupação total da estrutura do caminhão com base em suas alocações.
- Os campos subsequentes são as estruturas dos compartimentos, lado a lado e separadas pelo símbolo: |
Iniciaremos outra Viagem para o Veículo e começaremos a alocação clicando no Pedido que desejamos alocar e clicando no Compartimento para realizar a alocação, conforme a imagem abaixo:
Após realizar a alocação notará que o Compartimento adotou a cor de destaque do Pedido. Cada cliente possuirá uma cor diferente para seus pedidos, e isto irá refletir na cor de destaque do Compartimento do Veículo.
O Pedido na secção de Pedidos também adotará a cor de destaque da Viagem em sua descrição ao ser alocado, dessa forma será possível identificar visualmente as alocações que estão sendo realizadas na tela, conforme imagem abaixo:
Caso precise desalocar um pedido de um compartimento, clique com o botão direto do mouse sobre o mesmo e selecione “Desalocar“.
Neste exemplo possuímos pedidos de 1.500 litros e compartimentos de 1.000 litros, desta forma precisaremos alocar um pedido em dois compartimentos. Também é possível alocar dois pedidos em um compartimento. Isto é possível apenas quando seu Veículo possui a opção de medidor marcada no cadastro de sua estrutura.
Ao alocar um pedido em dois compartimentos, o sistema irá abrir a tela de Alocação de Compartimento:
Clicando nas duas opções destacadas alocaremos o pedido metade no primeiro compartimento, que já possui quantidade de outro pedido, e a outra metade em um compartimento novo. Após realizar a alocação corretamente o botão “OK” estará habilitado para salvar as alocações.
Isto será refletido na secção de Viagens na tela de Fechamento de Carga:
Clicando com o botão direito na secção de pedidos temos também a opção de “Sumário” que irá sumarizar as quantidades a serem entregues no período selecionado, agrupadas por Cidade ou por Rota, de acordo com o definido, e também agrupados pela legenda dos produtos.
Alocando todos os pedidos nos caminhões seguindo os passos explicados anteriormente, estaremos na etapa final da criação de viagens, conforme imagem:
Clicando no botão “Salvar” em cima da secção de Viagens serão criados os Diários de Viagens para as devidas Viagens, concluindo a utilização da ferramenta de Fechamento de Carga.
Caso não tenha selecionado motorista para as viagens, será solicitado ao clicar em salvar, conforme a tela a seguir:
Como podemos ver, as viagens foram criadas e estão disponíveis para faturamento no Diário de Viagens:
Para revisar o procedimento de faturamento pelo Diário de Viagens, clique aqui.
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