Base de conhecimento
GESCOR
Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.
Base de conhecimento
GESCOR
Navegue pelas nossas perguntas frequentes, tutoriais e outros recursos de autoajuda para encontrar as respostas que você precisa.
Aceite de notas fiscais através do canhoto do DANF-e
Tal como a Gestão de Documentos se torna uma ferramenta cada vez mais importante na gestão das organizações a Gestão de Aceites/Canhotos é uma ferramenta fundamental para apoiar e dar robustez ao conceito de entrega total.
O canhoto além de ser documento com validade jurídica no qual é provada a entrega do material para seu cliente, é também uma importante ferramenta de controle de entregas para geração de indicadores gerenciais.
O mecanismo de controle de aceites de nota fiscal através dos canhotos dos DANFE’s do GESCOR vem para complementar e automatizar essa gestão de forma facilitada e segura.
- 1. Código de barras no canhoto do DANFE
O DANFE possui o código de barras da chave NF-e no canhoto, ao rodapé da página. Este código de barras possui o mesmo conteúdo da chave do cabeçalho, e poderá ser lido quando o canhoto voltar à empresa.


2. Tela de leitura e inclusão de canhoto
A tela de Gestão de Canhotos, que pode ser localizada no menu Comercial – Faturamento – Nota Fiscal – Lançar Canhoto NF-e.


Esta tela permite consultar as notas fiscais através da leitura do código de barras que foi adicionado junto ao canhoto da nota, no rodapé da página.
A consulta de notas pode ser feita através da inserção da chave da nota no campo especificado bastando informar a chave que o sistema já fará a procura pela nota fiscal.
O processo fica ainda mais ágil caso o usuário faça uso de um leitor de código de barras, sendo assim desnecessário digitar a chave manualmente. A cada nova nota lida, o sistema guarda essa informação, e marca a nota como “aceita”, ou seja, o canhoto dela já voltou para a empresa, assinado pelo cliente.
Após a leitura, caso seja utilizado um medidor no tanque do cliente, ainda é possível informar apontamentos, para verificar se o cliente está comprando diesel de outro fornecedor e acondicionando dentro do tanque, tal como escrever e salvar uma observação do canhoto nas respectivas notas fiscais. Essa observação é salva no banco de dados, junto com a sua nota fiscal, e pode ser consultada pelos usuários com permissões comerciais.


- 3. Consulta de canhotos
Os canhotos das notas podem ser consultadas na tela de consulta e de detalhamento de notas fiscais. Na listagem de notas fiscais, a última coluna informa a data do aceite.
O funcionamento é simples: Se há data informada, o canhoto já voltou e foi informado no sistema. Se não há data informada, o aceite do canhoto ainda não foi lançado no sistema.


No detalhamento da nota fiscal, é necessário ir até a guia “Dados da NF-e”. Nela constará, além da data do canhoto, a observação do mesmo, caso tenha sido informada.


- 4. Relatório de exibição de canhotos
Para uma verificação rápida de quais notas possuem ou não possuem aceite proveniente do canhoto, o usuário poderá fazer uso de um relatório específico para esse fim. O relatório em questão (Fatura21.fr3) permite consultar notas fiscais por período de emissão, e é possível definir se ele deve mostrar apenas notas com aceite, sem aceite ou ambas:


OBS (bônus): Caso haja necessidade de fazer o aceite de uma nota apenas, basta ir na tela de consulta de notas, selecionar a nota em questão, clicar com o botão direito sobre ela e usar a opção “Canhoto”.


Atenciosamente,
Equipe de Suporte SW.
Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!
Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!
Ainda tem dúvidas? Nós estamos aqui para ajudar!
Solicite auxílio da nossa equipe de suporte abrindo um atendimento. Estamos aqui para ajudar você!